Gerais - 1 de outubro de 2018

70 Anos da Igreja Matriz São José Operário 25091948 – 25092018

A inauguração da Igreja Matriz São José Operário se deu no dia 25 de setembro de 1948, completando, portanto, 70 anos esta semana. Nesta edição, o professor e historiador “Dadinho” continua relatando a história da Matriz, em sua IV Parte, e pode ser encontrada à Página 09; e a professora Coramar Alves também escreve sobre a Igreja São José, em sua Coluna à Página 10.
Nesta fotografia, datada de 26 de setembro daquele ano, ou seja, um dia após a sagração da Matriz, e feita pelo Mestre Diló, mostra um grande número de fiéis, entre eles os “Irmãos do Santíssimo”, concentrados no pátio do Solar Monlevade, que aguardam a saída do Cortejo que desceria até a Igreja São José Operário, onde ocorreu uma grande celebração, dando continuidade às festividades religiosa da inauguração.
A igreja foi projetada pelo arquiteto Yaro Burin em formato de “V disfarçado”, uma alusão de vitória. O emblema é uma saudação ao fim da segunda guerra mundial e possui detalhes especiais para aqueles que professam a fé cristã. O clima da floresta, localizada atrás do templo, dá a sensação de um encontro intimo com Deus.
Durante esta semana uma vasta programação está sendo realizada na Paróquia São José Operário, que se encerrará no domingo, dia 30, com celebração da Missa às 9 horas, e a presença do Coral Monlevade, e às 12 horas apresentação da Orquestra de Violeiros Arpejo, na Praça em frente à Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, com barracas e almoço.