Variedades - 31 de julho de 2018

Momento do Futebol

Foto 01:


Este timão é o Clube Atlético Metalúrgico, cujo elenco foi um dos melhores entre os anos 1950 e 1960, e conquistou vários títulos. Aqui, durante uma partida em que enfrentou o Comercial de Nova Era, provavelmente em 1955, na casa do adversário, e saiu vitorioso, fato que era muito comum. Uma equipe que fez história pelos gramados por onde passou.
Em pé, da esquerda para a direita: Seu Oswaldo Araújo (Técnico), Paulo Silvério, Ildeu, Rui, Benites, Miltinho, Bené e Alberto. Agachados, na mesma ordem: Tonico Cuxinha, Bosco, Adair, Dimas e Carioca. Para recordar!

Foto 02:


Vamos dar uma volta à Vila Tanque, precisamente no saudoso “Campo da Lenheira”, onde hoje está erguida a Escola Geraldo Parreiras (ex-Polivalente). As tardes de domingo eram dias dos grandes clássicos e os barrancos eram transformados em arquibancadas improvisadas. Disputando a 2ª Divisão, o Atletic, Penharol, Vila Nova, o time de Seu Santos, com muita rivalidade entre os times e as torcidas. Na famosa “Rua do Sapo” estava o estádio de futebol da querida Vila Tanque, e todos os clubes ali do bairro.
Esta foto, do final dos anos 1960, mostra a equipe do Atletic, que tinha nas cores alvinegra a sua marca. Aqui, uma pose antes de mais uma partida no “Campo da Lenheira. Em pé, da esquerda para a direita: Zezé, Paulo Santana, Vavá, Miltinho, Paulinho Gordurinha e Madeirinha. Agachados, na mesma ordem: Curió, Ildeu Coxinha, Gilson Bigode, Milton e Nilo. Muitos destes jogadores, verdadeiros craques, depois transferiram-se para clubes da 1ª Divisão, entre os quais o atacante Gilson, que chegou a atuar no futebol profissional.