História do Futebol!

Na fotografia de cima, o Time do Independente, uma das primeiras equipes de futebol de João Monlevade, fundada no início da década de 1940, logo após a instalação da Belgo-Mineira. Junto à fusão com o Sport e Az de Ouro, transformou-se no Vasquinho, nos anos 1950.

O futebol foi o esporte que brilhou em João Monlevade entre as décadas de 40 a 70, e grandes equipes foram formadas. Já em meados dos anos 1940, havia alguns clubes, entre eles os de maior expressão eram o Sport, Independente, Congregação Mariana, Az de Ouro e Atletic.

Mas, foi a partir da década de 1950 que a Belgo-Mineira começou a investir no futebol local, e surgiram as grandes forças com equipes de alto nível e muitos talentos individuais desfilaram pelos gramados do estádio do Jacuí, principal campo para a prática do futebol, bem como nos estádios da região e também de Minas Gerais.

Sport Clube Atletic

Esta foi uma das primeiras formações do Sport Clube Atletic, da Vila Tanque, no ano de 1946. Em pé, da esquerda para a direita: Zé Pó, Joaquim, Ulisses, Frederico, Zé Vitor, Deco, Joaquim Etelvino e Zimba. Agachados, na mesma ordem: Zé Carlos, Costa, Gigante, Moacir e Cafajeste. O público já compare ia ao estádio do Jacuí

Bastava ser bom de bola para se ingressar na Belgo-Mineira. Havia na época olheiros contratados pela própria empresa para buscar talentos, e também a indicação dos próprios jogadores, e assim diversos craques/metalúrgicos vieram de várias regiões do Estado. Chegavam para trabalhar na Usina – a maioria no setor de Vigilância -, mas o principal objetivo era jogar futebol.

Assim a Belgo-Mineira se tornou um celeiro de craques, assim como também fez em sua Unidade de Sabará, e o exemplo foi a equipe do Siderúrgica, que sagrou-se campeão mineiro da 1ª Divisão em 1965, último ano antes da era Mineirão.

Mas a Belgo-Mineira fez algumas propostas para investir no futebol monlevadense, entre elas a fusão do Sport com o Independente, de onde nasceu o grande Belgo-Minas, cuja maior façanha foi o pentacampeonato regional (1954/1958). 

Também surgiram outras equipes de ponta, como o Clube Atlético Metalúrgico, Vigilante (mais tarde transformou-se em Olímpico) Vasquinho (mais tarde passou se chamar Esporte), e o Industrial, as maiores forças junto ao Belgo-Minas. Ainda tinham times que fizeram história e tradição, entre eles o Atletic, Vila Nova e Penharol (os três da Vila Tanque) e o Aliados (primeiro grande time de Carneirinhos), Real, Botafogo, Fluminense, Flamenguinho, Palmeirinhas, Asa Branca, Belmonte e Osanan, entre outros.

Fonte de Pesquisa:

Jornal “Morro do Geo”!

Colaboração: Maurício Reis, Geraldo Guerra e F. de Paula Santos!

Compartilhe esta postagem

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Deixe uma resposta

Postagens relacionadas

Notícias por Categoria

Cultura

Esportes

Colunas

Seja assinante!

Assine agora mesmo por apenas R$ 47,90 Anuais!

Já é assinante?

Faça seu login!