História do Futebol: A Belgo-Mineira investia e João Monlevade tinha grandes times!

Na fotografia de cima, o Time do Independente, uma das primeiras equipes de futebol de João Monlevade, fundada no início da década de 1940, logo após a instalação da Belgo-Mineira. Junto à fusão com o Sport e Az de Ouro, transformou-se no Vasquinho, nos anos 1950.

O futebol foi o esporte que brilhou em João Monlevade entre as décadas de 40 a 70, e grandes equipes foram formadas. Já em meados dos anos 1940, havia alguns clubes, entre eles os de maior expressão eram o Sport, Independente, Congregação Mariana, Az de Ouro e Atletic.

Mas, foi a partir da década de 1950 que a Belgo-Mineira começou a investir no futebol local, e surgiram as grandes forças com equipes de alto nível e muitos talentos individuais desfilaram pelos gramados do estádio do Jacuí, principal campo para a prática do futebol, bem como nos estádios da região e também de Minas Gerais.

Sport Clube Atletic

Esta foi uma das primeiras formações do Sport Clube Atletic, da Vila Tanque, no ano de 1946. Em pé, da esquerda para a direita: Zé Pó, Joaquim, Ulisses, Frederico, Zé Vitor, Deco, Joaquim Etelvino e Zimba. Agachados, na mesma ordem: Zé Carlos, Costa, Gigante, Moacir e Cafajeste. O público já compare ia ao estádio do Jacuí

Bastava ser bom de bola para se ingressar na Belgo-Mineira. Havia na época olheiros contratados pela própria empresa para buscar talentos, e também a indicação dos próprios jogadores, e assim diversos craques/metalúrgicos vieram de várias regiões do Estado. Chegavam para trabalhar na Usina – a maioria no setor de Vigilância -, mas o principal objetivo era jogar futebol.

Assim a Belgo-Mineira se tornou um celeiro de craques, assim como também fez em sua Unidade de Sabará, e o exemplo foi a equipe do Siderúrgica, que sagrou-se campeão mineiro da 1ª Divisão em 1965, último ano antes da era Mineirão.

Mas a Belgo-Mineira fez algumas propostas para investir no futebol monlevadense, entre elas a fusão do Sport com o Independente, de onde nasceu o grande Belgo-Minas, cuja maior façanha foi o pentacampeonato regional (1954/1958). 

Também surgiram outras equipes de ponta, como o Clube Atlético Metalúrgico, Vigilante (mais tarde transformou-se em Olímpico) Vasquinho (mais tarde passou se chamar Esporte), e o Industrial, as maiores forças junto ao Belgo-Minas. Ainda tinham times que fizeram história e tradição, entre eles o Atletic, Vila Nova e Penharol (os três da Vila Tanque) e o Aliados (primeiro grande time de Carneirinhos), Real, Botafogo, Fluminense, Flamenguinho, Palmeirinhas, Asa Branca, Belmonte e Osanan, entre outros.

Fonte de Pesquisa:

Jornal “Morro do Geo”!

Colaboração: Maurício Reis, Geraldo Guerra e F. de Paula Santos!

Compartilhe esta postagem

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Notícias por Categoria

Cultura

História

Seja assinante!

Assine agora mesmo por apenas R$ 47,90 Anuais!

Já é assinante?

Faça seu login!