FESTIAÇO: Monlevade comemora 10 anos com um grande Festival da Canção!

Em 1974, depois da ausência do festival em 1973, houve o FESTIAÇO, promovido pelo então prefeito Lúcio Flávio de Souza Mesquita, para comemorar os 10 anos de emancipação político-administrativa de João Monlevade. O Festival era realizado pela primeira vez na quadra do Grêmio, sendo uma das mais belas festas realizadas na cidade. Venceu o samba “Atrás da Alegria”, de autoria de João Rosa, de Caratinga. Interpretado pelo cantor monlevadense Severino Miguel, o samba contagiou a plateia, que cantava o refrão “Saia correndo atrás da alegria, aproveite que hoje é seu dia e este dia não pode faltar. Vá trocar o certo pelo incerto, ou tentar no incerto o certo, que é bem melhor que ficar”…

O Grêmio ficou lotado nos três dias de Festival e, entre os jurados, o famoso Maestro Cipó e Elke Maravilha. O show após a final ficou a cargo do Rei Roberto Carlos.

A música “Motivação do Poema”, de Alaor Rocha e Pascoal Mota, ficava em segundo lugar. Como contraste, uma das mais belas músicas apresentadas em festivais, “Crença”, composta pelo famoso músico Marcos Viana, autor de trilhas sonoras das novelas “Pantanal” e “Esperança”, entre outras, não obteve classificação.

O mesmo aconteceu com “Dia do Viajante”, que tinha como autor Murilo Antunes, parceiro de famosas peças musicais da MPB como Besame e Viva Zapata.

Severino Miguel, na foto acima, um dos maiores cantores de Monlevade e região, interpretou a música vencedora no “Festiaço”, em 1974, ganhando ainda o prêmio de melhor intérprete

Na foto abaixo, ainda no Festival da Canção de 1974, durante o “Festiaço”. a grande voz, a cantora Neide Roberto interpreta uma outra canção do compositor João Rosa, também vitoriosa na noite. Ao fundo o apresentador Alim Machado

Compartilhe esta postagem

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

2 comentários “FESTIAÇO: Monlevade comemora 10 anos com um grande Festival da Canção!”

Deixe uma resposta

Postagens relacionadas

Notícias por Categoria

Cultura

Esportes

Colunas

Seja assinante!

Assine agora mesmo por apenas R$ 47,90 Anuais!

Já é assinante?

Faça seu login!