Real Esporte Clube: O grande Time da Coroa!

Na foto acima, a formação da primeira equipe de futebol do Real Esporte Clube e que, já no primeiro título que disputou pela Liga Monlevadense de Futebol, sagrou-se campeã da 2ª Divisão. Eis o time da Coroa, cuja formação em pé, da esquerda para a direita: Luiz Ventura (diretor), José Coura, Ênio, Ivo Pires, Irineu, Tieco, Zé Silva, Máximo e Augusto Nogueira (Técnico). Agachados, na mesma ordem: Tota, Luiz Miagato, Walfrido, Tatá, Alceu e Zé Couto

O Real Esporte Clube foi fundado em 7 de setembro de 1957,  e tudo teve início após uma conversa entre amigos, que sempre se reuniam no “Bar do Bio”, cujo proprietário era o comerciante  Germin Loureiro, e que depois tornaria prefeito de João Monlevade por três mandatos. E, por estas ironias do destino, a primeira sede do Real foi exatamente onde foi construído anos depois o Clube da ACM – Associação Cristã de Moços. Somente mais tarde houve mudança da sede.

Abaixo, ainda durante as primeiras formações da equipe, durante uma foto antes de uma partida realizada no campo que existia em Carneirinhos, local onde está localizado hoje o Supermercado Bretas. Em pé, da esquerda para a direita: Nascente, TiãozinhoDedão, Zé Silva, Manoel e Tieco. Agachados, na mesma ordem: Ênio, Expedito, Miagato, Irineu e Antônio Elias

 Quando o Bairro Carneirinhos ainda era um lugarejo, e o desenvolvimento parecia estar longe. O chão era de terra batida e o crescimento industrial e comercial somente pairava pelas bandas de “João Monlevade”, como era chamado o Centro Industrial. Mas havia homens com visão empreendedora e entre eles os cinco amigos que decidiram fundar uma equipe de futebol em Carneirinhos e que fosse competitiva. Afinal, também no futebol, a hegemonia era da parte baixa da cidade, com o Belgo-Minas, Vasquinho, Metalúrgico, entre outros. Daí os amigos Pedro Danilo Bicalho, Ademar Clemente Lima, Walter Martins Lima, Germin Loureiro (Bio) e Domingos Silvério, durante um encontro ocorrido na casa do Danilo, decidiram criar o time de futebol. Também José Úrsula Gomes teve grande contribuição na fundação do Clube. Nascia ali o Real Esporte Clube, e tudo constado em Ata.

Outro timaço do Real dos anos 1960 e, em fotografia feita no Estádio do Jacuí. Entre os jogadores, aparecem Paulo Silvério, Nino Prandini, Ronildo, Magela e Gatinho.

E assim o Real, que veio de Carneirinhos e mesmo sem apoio da empresa, conseguiu se reerguer e formou um dos bons clubes na cidade, e muito competitivo, onde desfilaram muitos craques.

Aqui outro elenco do time do Real, em 1961, em fotografia feita antes de uma partida realizada no campo do Real, cuja sede era justamente onde foi construído anos depois o Clube da ACM.

Em pé, da esquerda para a direita: Quinzola, Tiãozinho, Paulo Silvério, Paulinho, Dinho, Nino Prandini e Élio. Agachados, na mesma ordem: Paulo (massagista), Leonardo, Dezinho, Pitôco, Raimundinho e João Júlio.

O Real fez história em Monlevade pelos campos de futebol, sempre formando boas equipes. Na foto, o time de 1964, aparecendo em pé, da esquerda para a direita; Afonso Ruão, Aguinaldo, Zé Chico, UbiraciNino Prandini e Paulinho. Agachados, na mesma ordem: Dezinho, Ronildo, MAgela, Santinho e Bebé Beiço.a Um Timaço!,

O Real fez história em Monlevade pelos campos de futebol, sempre formando boas equipes. Na foto, o time de 1964, aparecendo em pé, da esquerda para a direita; Afonso Ruão, Paulo Silvério, Edílson Silvério, Nino Prandini e Geraldinho. Agachados, na mesma ordem: Bené Beiçola, Louro, Magela, Dé e Edinho.

Uma das últimas formações do Real, na década de 1980. A história do time da Coroa no futebol monlevadense. Em pé, da esquerda para a direita: Dely, Geraldo Edvard, Manoel, Jésus Cabeção, Dezinho e Paulinho. Agachados, na mesma ordem: Celso, Trajano, Paulinho, Santinho e Calzinho.

Centro Esportivo Domingos Silvério

Por sua vez, o Centro Esportivo Domingos Silvério – um dos fundadores do Clube -, hoje certamente o melhor clube recreativo e social de João Monlevade, começou suas atividades em 7 de setembro de 1983, e hoje é um dos mais completos de toda a região, contando com uma infra-estrutura invejável.

Compartilhe esta postagem

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Notícias por Categoria

Esportes

Gerais

Seja assinante!

Assine agora mesmo por apenas R$ 59,90 Anuais!

Já é assinante?

Faça seu login!