O Brasil hoje conta com um número insuportável de veículos rodando diariamente em todas as cidades. Segundo pesquisa feita em fevereiro deste ano, são mais de 123 milhões em circulação e 80% da frota nacional são formados de carros, motos e picapes, enquanto caminhões e ônibus somam 4% . Somente em Minas Gerais – a segunda maior frota nacional – em dados pesquisados em março deste ano, são quase 14 milhões de veículos circulando. E nossa João Monlevade não fica atrás. Temos uma população em torno de 80 mil habitantes – entre crianças e adolescentes que ainda não estão ativas no mercado de trabalho -, e o número de carros circulando no município deve ultrapassar a 60 mil veículos. Somente emplacados no ano passado, era superior a 50 mil carros.
Pois é, mas, além da falta de estrutura com um sistema viário adequado, em nossa cidade o setor responsável pelo trânsito (Settran) é incompetente para ao menos minimizar o problema. O que sabem fazer com presteza é apenas pintar o asfalto com a sinalização horizontal. No mais, o setor, através de seu responsável, é omisso em alterar radicalmente alguns pontos, como por exemplo, de implantar mão única na Avenida Getúlio Vargas no trecho do Bairro Santa Bárbara, entre o trevo com a Avenida Alberto Lima até a Rua Pedro Bicalho (Pedro Machado), no sentido de Carneirinhos. Afinal, para que foi construída a Avenida Gentil Bicalho se nada fizeram para que o trânsito fluísse melhor naquele trecho da Getúlio Vargas? E não precisa ser nenhum engenheiro de trânsito para ver isto, apenas ter bom senso. Ou coragem e competência para mudar. Sem contar outros locais, que não vou aqui perder meu tempo em citar, porque não ganho para isto.
Ah, e quanto aos motoristas e motoqueiros, além de ciclistas, depois falo sobre estes protagonistas que a cada dia mais tornam o nosso trânsito ainda mais insuportável, pela irresponsabilidade e imprudência! Grande parte não sabe o que é dar seta, não respeitam cruzamentos nas vias preferenciais, ultrapassam pela direita, desrespeitam a velocidade máxima permitida na via urbana e muito mais. Verdadeiros inconsequentes atrás dos volantes ou dos guidons!

































