“José de Orozimbo”: Um grande Músico!

A foto acima foi durante uma apresentação da Corporação Musical Monlevade, nos anos 1960, quando o músico José Honorato da Fonseca, popular “José de Orozimbo”, aparece na segunda fila 91º da direita), segurando seu trombone, estando ao lado do então prefeito de Monlevade, Wilson Alvarenga. Na mesma fileira, o filho e herdeiro musical Luiz Cássio (penúltimo)

Vamos prestar uma homenagem a um grande músico e que fez história em Monlevade como integrante da Corporação Musical Monlevade, a famosa “Furiosa”, e também na Guarani. Instrumentista por excelência, tocava de tudo; da sanfona ao trombone, passando pelo sax e violão.

Nascido em São Gonçalo do Rio Abaixo, muito moço veio para Carneirinhos, quando o bairro ainda era um pequeno arraial. Profissional dedicado (foi o primeiro fiscal do Estado a trabalhar na região), criou seus 11 filhos e muitos deles também aprenderam a tocar um instrumento, sendo seu maior herdeiro o músico Luiz Cássio. Falecido no final da década de 2990, torna-se mais um imortal pela obra deixada.

Para deixar marcada na memória dos monlevadenses, mostramos dois momentos desta grande figura, o saudoso Senhor José Honorato da Fonseca, que sempre foi conhecido como “José de Orozimbo”, apelido herdado pelo nome do pai.

Na fotografia abaixo, “José de Orozimbo” era o sanfoneiro convidado para animar uma festa junina, aparecendo ao lado do Padre João, da irmã Ninita, e no pandeiro o também saudoso Agostinho Engrácio


Uma pequena homenagem do “Morro do Geo a este grande músico!

*Esta matéria foi publicada na edição de nº 112 do jornal “Morro do Geo”, de agosto/2007.

Compartilhe esta postagem

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Deixe uma resposta

Postagens relacionadas

Notícias por Categoria

Cultura

Esportes

Colunas

Seja assinante!

Assine agora mesmo por apenas R$ 47,90 Anuais!

Já é assinante?

Faça seu login!