História da Paróquia Nossa Senhora da Conceição!

Na foto acima, a Matriz Nossa Senhora da Conceição

Abaixo, a construção da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição

O Cruzeiro erguido em frente à Matriz durante a sua inauguração. Hoje é apenas um retrato na parede

O decreto de criação da Paróquia, datado de 25 de dezembro de 1959, foi assinado por Dom Oscar de Oliveira, sucessor de Dom Helvécio. Nele constam os limites da paróquia: seu território se iniciava ali no Posto (que marca hoje o encontro das Avenidas Getúlio Vargas e Armando Farjado), e englobava Carneirinhos, Loanda, Laranjeiras e Cruzeiro Celeste. Dele consta também a nomeação do Padre João como seu primeiro Pároco. A posse do Padre João, conduzida pelo Cônego Higino, se deu em 14 de fevereiro de 1960.

Observado pelo Cônego Higino de Freitas e por José Machadinho, Padre João Gomes, primeiro pároco da Matriz de Carneirinhos, assina o Livro de posse


Engana-se, entretanto, quem estiver pensando que seja este o marco inicial da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, que comemora em dezembro de 2009 o Jubileu de Ouro de sua instalação canônica. Na realidade, o desenvolvimento religioso de Carneirinhos data da construção da antiga Capela de Nossa Senhora da Conceição, iniciada em 1827, pelo Padre Manuel Rodrigues Souto. Esta capela primitiva, erigida na colina onde se encontra hoje o Cemitério de Carneirinhos, foi concluída em 1830 e inaugurada pelo Padre Luiz Honrado da Silva, Pároco de São Miguel do Piracicaba. Ao longo de todo este tempo, a Paróquia de São Miguel do Piracicaba veio dando assistência aos fiéis de Carneirinhos. Em 1947, quando Padre Higino era o Capelão de Monlevade – responsável também pela Capela de Carneirinhos – estando já disponibilizada uma área situada em ponto mais central para construção de uma nova Capela, a primitiva capela foi demolida em 19 de outubro de 1947, com autorização do Arcebispo, no mesmo ato em que este aprovara a planta-projeto da nova Capela.

Capela Primitiva construída no cemitério de Carneirinhos. Foto de 1937

Na foto abaixo, as primeiras casas construídas em Carneirinhos, onde está localizada hoje a rua Pedro Bicalho. Ao fundo, a capela localizada no cemitério, na década de 40


Fiquemos, entretanto, com a data da instalação da Paróquia – 25 de dezembro de 1959 – como seu principal marco histórico. Com efeito, a fundação de uma paróquia é sempre motivo de justa alegria para toda Igreja e, de modo particular, para os fiéis que, sob a direção de um Pastor, se sentem mais unidos pelo vínculo da fraternidade cristã, constituindo uma nova família paroquial.

Momento da consagração da Igreja Nossa Senhora da Conceição, em 1964. Na foto, o Bispo Dom Oscar de Oliveira, Padre José Carlos Bruzzi e o então seminarista Geraldo Eustáquio Ferreira (Dadinho)

*Pesquisa: Geraldo Eustáquio Ferreira (Professor Dadinho)

Compartilhe esta postagem

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Notícias por Categoria

Esportes

Gerais

Seja assinante!

Assine agora mesmo por apenas R$ 59,90 Anuais!

Já é assinante?

Faça seu login!