A história sobre a “Ponte Torta”! *Afonso Torres!

Na fotografia acima a primeira ponte construída e que ligava o Jacuí a estrada a Rio Piracicaba, e que originou o nome de “Ponte Torta”

Logo abaixo da Ponte do Saraiva, uma distância de aproximadamente 9 kms, devido ao crescimento considerado da  população dos dois lados do rio, surgiu a necessidade de se construir uma nova ponte para atender às necessidades da comunidade, e que lhes desse mais segurança. Daí, os moradores da região decidiram pelo local, e indicaram um ponto mais estreito entre as margens do rio, onde se poderia construir a ponte de madeira com apenas um lance, afim de economizar mão de obra. No entanto, o local escolhido ficava entre barrancos, de um lado e do outro lado do rio. Dessa forma, a única forma que encontraram foi de se construir uma ponte em curva, para que pudessem passar por ela carros de bois. E assim originou-se o nome “Ponte Torta”, que conserva-se até os dias de hoje, ficando famosa.

E, por incrível que pareça, décadas depois, após a construção da estrada entre João Monlevade a Realeza, denominada BR-262 e inaugurada em 1976 – encurtando o caminho para o litoral capixaba -, foi no mesmo local construída uma extensa ponte de concreto com altura de mais de 20 metros sobre o nível do rio, passando por baixo dela uma rodovia (MG de acesso a Rio Piracicaba), a estrada de ferro da Vale e o rio Piracicaba e também sobre a antiga Ponte Torta. No entanto, mesmo esta ponte de concreto da BR-262 sendo construída em linha reta, ela continua sendo chamada de “Ponte Torta”, pela história da antiga ponte construída abaixo na antiga estrada.

* Afonso Torres – Escritor e Historiador!

Compartilhe esta postagem

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Notícias por Categoria

Esportes

Gerais

Seja assinante!

Assine agora mesmo por apenas R$ 59,90 Anuais!

Já é assinante?

Faça seu login!