Hospital Margarida: Surpresas e Descobertas!

Na entrada principal, enquanto aguardava o preenchimento da ficha de internação hospitalar, meus olhos se fixaram na Placa de Inauguração, tantas vezes vista, mas só agora contemplada com olhos de “historiador”, e registro a primeira descoberta: em novembro deste ano o Hospital Margarida completa 60 anos – eis aí um bom motivo de satisfação e orgulho. Na mesma placa, a confirmação de fato já conhecido: Hospital Margarida, lembrando a memória de Marguerite Ensch, progenitora do então gerente da Usina de Monlevade e fundador do Hospital, Engº Louis Jacques Ensch.

Na fotografia acima, o Hospital Margarida, que foi construído graças à iniciativa do engenheiro Louis Jacques Ensch, inaugurado no ano de 1952, e levou o nome da mãe do diretor da Belgo-Mineira

Pouco depois, já instalados em apartamento situado em anexo recentemente construído, novas surpresas e descobertas: uma estrutura física moderna e confortável, bem equipada, amplos corredores, cores suaves, com acesso facilitado para idosos e deficientes físicos, tudo concebido em função de um atendimento mais eficaz.

É claro que a gente já sabia do trabalho que vinha sendo empreendido há já alguns anos pela Associação de São Vicente de Paulo, seus Conselheiros e seu dedicado provedor Lucien Marques Cosme, secundados pela Associação de Amigos do Hospital Margarida e com a colaboração de empresas e órgãos públicos. Entretanto, foi muito gratificante, quando se precisou de atendimento médico, constatar “in loco” o resultado de um empreendimento bem conduzido e desfrutar das melhorias e do atendimento de qualidade que estão fazendo a grandeza e o prestígio de nosso Hospital.

No entanto, a grande descoberta, que chamou a atenção do modesto cronista desta NOSSA TERRA NOSSA GENTE, foi a denominação das várias alas e departamentos dos anexos recentemente construídos, sinalizados por placas onde se constava, além do nome do homenageado, a justificativa de sua indicação, que reconhecia o trabalho dos vários segmentos profissionais, sociais, governamentais e não-governamentais que contribuíram ou ainda estão engajados no engrandecimento da instituição. Desta forma, com um só gesto, homenageou-se uma pessoa que se destacou por sua competência no segmento representado e, ao mesmo tempo, valorizou-se o trabalho de uma galeria de anônimos que vêm emprestando sua colaboração, serviço e dedicação à causa da saúde em João Monlevade. Por outro lado, não se esqueceu de reverenciar a memória de tantos outros que, não estando mais entre nós, são aqui lembrados pela grandeza de seus feitos ou, seguindo a tradição que contemplou com o nome de Margarida o nosso Hospital, eterniza os nomes dos progenitores daqueles que se empenharam pelo seu desenvolvimento.

Para conhecimento de todos e “ad perpetuam rei memoriam” sejam seus nomes agora declinados nessa coluna. São eles:

Saudosa Dra. Maria Déa Ramos de Almeida – Homenageia-se a própria médica, pediatra respeitadíssima de pelo menos três gerações de crianças que aqui nasceram a partir dos anos 1950 do século passado. Por ter colaborado com o crescimento do hospital, do qual foi Diretora, seu nome denomina o Alojamento Conjunto Maternidade.

Dr. Stanley Batista de Oliveira – Justa homenagem pelos anos de profissionalismo e dedicação ao hospital e à cidade que adotou como sua e à qual serve incansavelmente, agora como médico geriatra. Seu nome denomina o Centro de Terapia Intensiva (CTI)

Dr. Custódio Moreira de Alvarenga – Na pessoa deste competente profissional da medicina, com grande folha de serviços prestados ao Hospital e ao povo, e também integrante da Associação São Vicente de Paulo, mantenedora do hospital, reconhecem-se os méritos da Assembleia e dos Conselhos que administram o Hospital. Seu nome denomina, no 3º andar do prédio que abriga o CTI, denominado Anexo I, a Ala da Unimed, importante parceira do Hospital, no atendimento aos enfermos.

Maria Mazarelo Pereira Natali – A ala do 4º andar do prédio que abriga o CTI, denominado Anexo I, recebe o nome dessa dedicada funcionária, que tem quase 40 anos de Hospital Margarida. É na pessoa desta importante servidora que são lembrados todos os demais funcionários da instituição.

Saudoso Dr. Lúcio Flávio de Souza Mesquita – Patrono do Anexo II (prédio da Administração), esse médico recebe homenagem póstuma por sua atuação no hospital como membro do corpo clínico e, como ex-prefeito da cidade, é lembrado como representante de todos os empreendedores públicos que administraram o município.

Magdalena Cunha Moreira – O Pronto Atendimento recebe seu nome, em reconhecimento pelo apoio decisivo dado ao hospital por seu filho, Prefeito Carlos Moreira, quando esteve à frente da Prefeitura de João Monlevade.

Antônia Torres Duarte – O Anexo I (prédio do CTI) recebe o nome da progenitora do Deputado Mauri Torres Duarte, a quem se credita o empenho por intermediar os recursos junto ao Governo Estadual para a construção daquele Anexo.

Américo Reis Lopes – Seu nome identifica o Estacionamento do conjunto hospitalar, marcando a presença do poder legislativo, atualmente representado por seu filho, Pastor Carlinhos, Presidente da Câmara, em reconhecimento ao apoio deste às causas do Hospital.

Saudoso Alpino Gonçalves de Assis – Tendo pontuado sua vida por forte atuação comunitária e dedicando-se prioritariamente ao cooperativismo, Alpino Gonçalves de Assis, que também é pai do atual Prefeito Municipal, Gustavo Prandini de Assis, foi indicado como patrono do Auditório do Hospital, numa homenagem aos corporativistas e associativistas de João Monlevade e região, cuja atividade também permeia o crescimento deste Hospital.

Para finalizar, registre-se a bondade e boa acolhida manifestas por funcionários administrativos, serviçais, enfermeiros e médicos, certamente resultado de um clima harmonioso que está fazendo de nosso hospital um local surpreendentemente agradável, cada vez menos com “cara” de hospital.

Na fotografia abaixo o novo prédio do Hospital Margarida, após as reformas

*O texto é de autoria de Geraldo Eustáquio Ferreira, professor “Dadinho”, e publicado na edição de nº 160 do jornal “Moro do Geo”, em abril/2012

Compartilhe esta postagem

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Notícias por Categoria

Esportes

Gerais

Seja assinante!

Assine agora mesmo por apenas R$ 59,90 Anuais!

Já é assinante?

Faça seu login!