Grupo de Tábua: onde nasceu o Ginásio Monlevade

A educação foi um dos pilares da direção da Belgo-Mineira, quando aqui se instalou, e foi uma das prioridades do diretor da empresa, Dr. Louis Jacques Ensch, mandando contratar professores capacitados e aqui se formou um Corpo Docente especializado e altamente competente.

E uma das construções que veio para marcar a área educacional de João Monlevade foi o famoso Ginásio Monlevade, que ficou conhecido como o “Grupo de Tábua”. Ele construído pela Belgo-Mineira, todo em madeira, assim como centenas de casas dos operários, espalhadas pelo Vila Tanque, Baú, Jacuí e outros pontos da antiga Vila Operária. Funcionou por vários anos no Quarteirão da Rua Carijós, e mais tarde se transferiu para a Praça Ayres Quaresma (Praça do Cinema), sendo erguido em alvenaria, onde nasceu o famoso Colégio Estadual.

Nesta fotografia, pode-se ver a localização do “Grupo de Tábua”, sob as casas que circundavam a Usina, e exatamente em cima do lugar conhecido por “Buracão” – onde os estudantes faziam Educação Física e praticavam o esporte especializado -, e que anos depois se transformou no Grêmio Esportivo Monlevade.

Foto: Diló

Compartilhe esta postagem

9 comentários “Grupo de Tábua: onde nasceu o Ginásio Monlevade”

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Notícias por Categoria

Esportes

Gerais

Seja assinante!

Assine agora mesmo por apenas R$ 59,90 Anuais!

Já é assinante?

Faça seu login!