Aqui se iniciava a história do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de João Monlevade, que foi fundado em 1951. Sua primeira sede foi instalada na Rua Carijós, sendo inaugurada em grande pompa, com a presença de vária autoridades.
Na foto acima, o momento da solenidade de inauguração da sede, à Rua Carijós (próximo ao Colégio de Tábua) quando eram hasteadas as bandeiras do Sindicato e do Brasil. Na foto, os fundadores e diretores do Sindicato dos Metalúrgicos, entre eles o 1º presidente da entidade, Sr. Ambrósio Rodrigues da Costa, que aparece ao centro. O sindicalismo sempre esteve presente na história do município.
Na foto abaixo, Sr. Ambrósio, 1º presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de João Monlevade. Natural de Curvelo, ingresso na Belgo-Mineira em 1940. Aperfeiçou-se em sindicalismo nos Estados Unidos por três meses, em 1957. Assumiu a presidência do Sindicato por duas vezes, e no 2º mandato construiu a nova sede do Sindicato, localizada à Rua Tieté.
Um pensamento em “Inauguração do Sindicato dos Metalúrgicos”
Como é o normal de sindicato e empresas manterem suas distâncias, a criação do sindicato deve ter tido suas repercussões negativas dentro da direção da usina! Como diz o ditado, cabeças devem ter rolado! Mas, foi muito bom ter sido criado já nesta época!!