Centro Educacional e seu Início!

Na foto acima, a obra de construção do Centro Educacional

Seis de abril de 1972. O Centro Educacional de João Monlevade abre suas portas aos 1000 alunos da 5ª série do 1º grau e aos 105 matriculados na 1ª série do 2º grau. A data se cristalizou em história porque marcou efetivamente o início das aulas. O processo de criação da escola começara, entretanto, um ano antes.

O Prefeito Municipal Prof. Antônio Gonçalves, tomando posse no início de 1971, deflagrara o processo, criando a nova escola através da Lei Municipal 260/71, defendida e apoiada pelo então presidente da Câmara Municipal, vereador Wilson Vaccari. Enquanto se levantavam as paredes do novo prédio escolar, a Comissão Municipal de Educação, composta pelos Professores Héber Fraga de Assis, Vicente Soares, Wilton Rodrigues de Oliveira, Lúcia Muniz Telles e Vilma Stéfani, construía seu projeto pedagógico, “rebuscando as fontes locais, à procura de elementos que lhe dessem melhor fundamentação”.1

Aquele seis de abril de 1972, a despeito das dificuldades iniciais de qualquer empreendimento que toma corpo, firmou definitivamente alguns marcos para a história educacional do município de João Monlevade: instalava-se a primeira escola pública municipal, que era também a primeira a implantar a sondagem de aptidão profissional no ensino fundamental, a primeira a contar na Equipe Técnica, além de Diretor e Secretário, com supervisores e orientadores educacionais e, finalmente, a primeira escola a atender, com relativa tranqüilidade, a crescente demanda educacional de Carneirinhos.

Tantos marcos significativos fizeram com que seu Fundador, Prefeito Antônio Gonçalves, se orgulhasse, na inauguração oficial do CEJM em janeiro do ano seguinte, de estar “entregando à cidade não mais ‘uma’ escola , mas ‘a’ escola”.


Compartilhe esta postagem

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Notícias por Categoria

Esportes

Gerais

Seja assinante!

Assine agora mesmo por apenas R$ 59,90 Anuais!

Já é assinante?

Faça seu login!