O Conjunto de Casas “Juscelino Kubitschek!

Construído exatamente onde se concentra o centro de Carneirinhos – saindo a partir da praça 7 de Setembro em direção à Prefeitura – as casas do Conjunto Juscelino Kubitschek tiveram um papel fundamental na fixação da população no início da existência do bairro
(Década de 1960)

A história do nascimento de cada bairro de nossa cidade faz parte de um capítulo em um “Livro de Ouro”, com infinitas páginas. E o de Carneirinhos tem seu espaço garantido.

Ao buscar nos aproximar um pouco mais desta história, voltamos à década de 1960. E foi exatamente em janeiro de 1961 que a “Fundação Casa Popular”, com sede no Rio de Janeiro, iniciou o processo de construir em João Monlevade casas populares.

Um dos primeiros a adquirir uma dessas casas foi o saudoso Raimundo Esteves dos Reis, popular “Diquinho”. Chegando à cidade como empregado, ele acabou abrindo as lojas “Diquinho Calçados”, e foi durante as décadas de 1970/80 o maior empreendedor do ramo em João Monlevade.

Adquiridas no valor de CR$ 200.000,00 (duzentos mil cruzeiros), com juros de 3% ao ano e proposta de pagamento em 360 meses, ou seja, 30 anos, as casas foram construídas exatamente onde se concentra hoje o centro comercial de Carneirinhos. Segundo Diquinho – que guarda com todo cuidado os documentos do plano -, o conjunto de casas “Juscelino Kubitscheck” teve tudo a ver com o início do grande impulso que tomou conta do bairro que, naquela época dava – assim como a cidade -, seus primeiros passos rumo ao progresso.

Das casas construídas, a partir de 1961, dentro do conjunto denominado JK, quase nada mais se vê. Contudo, sobre sua história, muito ainda se pode pesquisar e escrever. Como também se pode dizer das pessoas – como é o caso do Diquinho – que muito trabalharam ajudando a construir com dignidade e honestidade, a grandeza da nossa bela João Monlevade.

Esta casa, que fica próxima ao nº 4.900, na avenida Getúlio Vargas, Carneirinhos, é, talvez, a única ainda de pé do Conjunto “JK”, construído na década de 1960

Compartilhe esta postagem

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Deixe uma resposta

Postagens relacionadas

Notícias por Categoria

Cultura

Esportes

Colunas

Seja assinante!

Assine agora mesmo por apenas R$ 47,90 Anuais!

Já é assinante?

Faça seu login!