O pioneiro em “Secos e Molhados” de Carneirinhos

O tempo passa e as pessoas passam. Alguns deixam saudade e outros nem são lembrados. Uns ajudaram no crescimento da cidade e outros só colaboraram com o próprio cordão umbilical. E um desses bons exemplos é um dos maiores empreendedores que esta cidade já teve, o comerciante nato e atuante, saudoso senhor Geraldo de Paula Santos.

Filho de Armando Batista e Ana Cândida Magalhães, ele nasceu em Carneirinhos, em 26 de julho de 1908. De família pobre, cursou apenas o segundo ano primário. No entanto, ativo e empreendedor, iniciou-se cedo como comerciante, trazendo café do Espírito Santo, com tropas de burros, viagens que fazia acompanhado por um fiel companheiro, José Modesto, por quem tinha extrema consideração.

Posteriormente tornou-se empreiteiro em João Monlevade, tendo construído o trecho da Estrada de Ferro da Serra do Andrade. Casando-se com Maria Madalena dos Santos, teve oito filhos. Posteriormente, tendo adquirido as terras dos cunhados, loteou-as e abriu novas áreas residenciais, entre as quais nos bairros Rosário, Belmonte e Metalúrgico.

Com o comércio que desenvolveu a partir de 1945, foi o primeiro “Secos e Molhados” de Carneirinhos, conforme mostra a fotografia acima, denominado “Casa Santa Terezinha”. À frente, de paletó preto, Seu Geraldo de Paula Santos, ainda jovem e já empreendedor de visão, aparece à porta, junto a um dos filhos, amigos e fregueses. Sua casa comercial era instalada na Avenida Getúlio Vargas, onde se situa hoje a Galeria Ourivio. Lá se vendia praticamente de tudo: gêneros alimentícios, carne, roupas, calçados, itens de primeira necessidade, em sua maioria. Vendia fiado e, mesmo não recebendo de seus devedores, não deixava de vender-lhes o necessário. Esta é parte da linda história deste comerciante que fez aqui a sua história e deixou sua obra imortalizada.

Compartilhe esta postagem

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Notícias por Categoria

Esportes

Gerais

Seja assinante!

Assine agora mesmo por apenas R$ 59,90 Anuais!

Já é assinante?

Faça seu login!