O Atletic da Vila: Do Campo da Lenheira ao Estádio do Jacuí!

Um dos mais antigos clubes de João Monlevade foi o Atletic Sport Club, fundado na década de 1940. O time nasceu na região da Vila Tanque. Houve uma paralisação na década seguinte e se reestruturou a partir do início da década de 1960, já com seu espaço para treinar e jogar, o famoso Campo da Lenheira, localizado entre a Avenida Aeroporto e a Rua 21, famosa Rua do “Sapo”. E ali atuou por mais de uma década e por suas cores preto e branco, fazendo jogos memoráveis contra os grandes rivais, o Vila Nova, e também o Penharol, todos da Vila Tanque. No elenco atuaram muitos craques, entre eles os irmãos Gilson “Bigode” e Adilson “Nôvo”, Canhoto, Ildeu Coxinha, Vavá, Ailton Leocádio e muitos outros. A área depois cedeu lugar para construção da Escola Polivalente, no anos de 1972, e onde está hoje a Escola Estadual Dr. Geraldo Parreiras.

Mas foi um homem o grande ícone e quem mais lutou pelo Atletic Esporte Clube, que defendia e vivia pelo alvi-negro, o popular “Zezinho do Atletic”, cujo apelido herdou do clube por quem sempre foi um apaixonado. Outra pessoa que também trabalhou muito pelo Atletic foi Edilson, que também chegou a atuar pelo time.

Bi-campeão!

Esta fotografia marcou um dia de glória para o Esporte Clube Atletic, comandado pelo saudoso “Zezinho”. Um elenco que fez histórias em João Monlevade e que se sagrou-se Bi-Campeão invicto da 2ª Divisão no ano de 1965.

Esta pose foi no jogo para entrega de faixas, onde aparecem os craques da época. Em pé, da esquerda para a direita: dois diretores, Afonso Ruão, Tiziu, Zé Maria, Paulo Santana, Boró, Gegê Munginga, Delano e Zezinho.  Agachados: Correia, Heber Hosth (presidente), Mauro Rupiado, Deli, Cui e, Paulinho

No entanto, mesmo sem seu estádio, a equipe continuou e levava seus jogo para o Estádio do Jacuí, mas ainda nos anos 1970 o Atletic deu adeus à sua história, mesmo porque muitos de seus atletas foram atuar em outros clubes, principalmente no Clube Atlético Metalúrgico.

Esta foi uma das primeiras formações da equipe do Atletic, em seu início. Esta fotografia foi registrada no ano de 1946, com o estádio do Jacuí lotado. O time era considerado um dos melhores daquela época e era assim escalado, em pé, da esquerda para a direita: Zé Pó, Joaquim, Ulisses, Frederico, Zé Vítor, Deco, Joaquim Etelvino e Zimba (Treinador). Agachados, na mesma ordem: Zé Carlos, Costa, Gigante, Moacir e Cafajeste. Um timaço!

Nesta fotografia abaixo, outra formação do Atletic, nesta época com um elenco fantástico, rodeado de craques. Antes de uma partido no Campo da Lenheira, na Vila Tanque. Na foto, em pé, da esquerda para a direita: Canhoto, Boró, Paulo Santana, Quilinho, Neca, Gordurinha e Zezinho (Supervisor). Agachados, na mesma ordem: Zezinho Frutinha, Dely, Ailton, Ildeu Coxinha e Milton

Aqui a formação do Atletic, que disputou o Campeonato de 1969 pela Liga Monlevadense de Futebol. A foto foi feita no Estádio do Jacuí. Em pé, da esquerda para a direita: Neca, Zé Inácio, Geraldo Elias, Dé, Milton e Candoca. Agachados, na mesma ordem: Nilo, Dely, Paulinho Gordurinha, Marrom e Toninho de Salvador. Um timaço!

Década de 1970 e outra formação do Atletic, antes de uma partida no Campo da Lenheira. Na foto, em pé, da esquerda para a direita: ?, Paulo Santana, Vavá, Miltinho, Paulinho Gordurinha e Madeirinha. Agachados, na mesma ordem: Curió, Ildeu Coxinha, Gilson, Milton e Nilo

Compartilhe esta postagem

2 comentários “O Atletic da Vila: Do Campo da Lenheira ao Estádio do Jacuí!”

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Notícias por Categoria

Esportes

Gerais

Seja assinante!

Assine agora mesmo por apenas R$ 59,90 Anuais!

Já é assinante?

Faça seu login!