Na foto acima, durante jogos estudantis realizados no Colégio Kennedy, Sr. Alencar de Assis onde ele faz a entrega do troféu ao capitão da equipe vencedora, Nino Prandini. Ainda na foto, ao centro, o professor Evandro de Almeida, entre alunos e professores da escola
José Alencar de Assis, um homem que fez sua história em João Monlevade e deixou uma obra fantástica, principalmente na Usina de Monlevade e como membro de entidades e associações, destacando-se como presidente do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos, nos anos 1960, e um dos sócios-fundadores da Cooperativa dos Empregados da Belgo-Mineira, a Credibelbo.
Depois de aposentado, no final da década de 1970, mudou-se com a família para Pedro Leopoldo. Um grande homem e grande pessoa humana, que deixou seu legado nesta cidade. Sr. Alencar, como era conhecido, residiu por vários anos na antiga Rua dos Contratados, precisamente em frente ao prédio onde está instalado hoje o vestiário central da Usina, famoso “Zebrão”.
Aqui, durante jogos estudantis realizados no Colégio Kennedy, onde ele faz a entrega do troféu ao capitão da equipe vencedora, Nino Prandini. Ainda na foto, ao centro, o professor Evandro de Almeida, entre alunos e professores da escola.