Histórias que só o “Morro do Geo” contou (Parte II)… Por Marcelo Melo!

A fotografia acima é histórica e mereceria um quadro a ser colocado na Fundação Casa de Cultura, como patrimônio de nossa memória. Os ex-prefeitos que mais colaboraram no crescimento político e social do município de João Monlevade, onde aparecem da esquerda para a direita os saudosos Germin Loureiro (Bio), Lúcio Flávio de Souza Mesquita (Dr. Lúcio) e Leonardo Diniz Diniz (Lelé), e ainda Antônio Gonçalves (Pirraça), que completará em abril próximo seus 80 anos bem vividos.

O primeiro governou João Monlevade por três mandatos (1967/70; 1983/88 e 1993/96), sendo conhecido por ter sido o responsável pelas obras de infra-estrutura na cidade, como saneamento básico e a implantação da Estação de Tratamento de Águas, a ETA. O segundo administrou o município de 1973 a 1976 e é lembrado até hoje por ter colocado a cidade na mídia em nível nacional e também por ter sido o chefe do Executivo que mais investiu na cultura, além da construção da parte final da Avenida Wilson Alvarenga. O terceiro foi o primeiro governo do PT, de 1989 a 1992, e deixou um grande feito na área do meio-ambiente, com a recuperação do Areão. E o quarto, mandatário por dois períodos (1971/72 e 1977/82) é reconhecido como o “prefeito da educação”, sendo o que mais construiu escolas em João Monlevade.

Um quarteto que deixou a sua marca na histórica na política de João Monlevade, e muito contribuiu no desenvolvimento sócio-econômico do município!

*Esta matéria foi publicada na edição de nº 156 do jornal “Morro do Geo”, de dezembro/2011, quando o ex-prefeito Antônio Gonçalves, popular “Pirraça” ainda estava vivo. Ele faleceu em 2018, aos 86 anos de idade, e faria 90 anos no dia 21 de abril passado.

Compartilhe esta postagem

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Notícias por Categoria

Esportes

Gerais

Seja assinante!

Assine agora mesmo por apenas R$ 59,90 Anuais!

Já é assinante?

Faça seu login!