Fanfarra do Colégio Estadual!

Quem não se lembra dos saudosos desfiles de 7 de setembro em João Monlevade, quando se comemora o Dia da Independência do Brasil, e o ponto alto dos desfiles eram as fanfarras. Na década de 1960 até o início dos anos 1970, as fanfarras mais famosas eram do grupo de Escoteiros, do Senai e do Colégio Estadual, e sempre diante de um grande público faziam um belo desfile, que prestigiava o evento. E

Na fotografia acima, um destes desfiles, quando ainda eram realizados no Centro Industrial, com a apresentação da Fanfarra do Colégio Estadual e a chegada pelo íngreme morro do Geo, entre o Viaduto até a praça do Cinema, depois de ter desfilado pelas ruas Tapajós, Tieté, Beira-Rio e subido a Siderúrgica. Não havia cansaço, apenas vontade de bater os surdos, bumbos, tarois e caixas claras, ou tocar a clarineta e os pistões. Meninos e meninas se misturavam nas cores do Colégio, com instrumentos, brilhando, nas mãos, sentindo o maior orgulho de participar daquela Fanfarra. Esta foto comprova os grandes desfiles que marcaram o Dia da Independência do Brasil, no antigo centro de João Monlevade, que obrigatoriamente tinha de passar pelo morro do Geo. O público acompanhava o desfile pelo passeio lateral, ao lado do Estadual. Na foto, entre outros instrumentistas, aparecem em primeiro plano Rubinho Bastieri (Bumbo), Verinha Caldeira (tarol), Fufu (tarol), Élcio Bital (caixa-clara), Maria Lúcia Assis (caixa-clara) e Beth Ambrósio (tarol).

Um momento para ficar na história, com toda certeza, tendo o Centro Educacional e a Escola Polivalente, herdados do Estadual, do Grupo de Escoteiros e do Senai, e também do Colégio Kennedy, a magnitude e a beleza do som e da magia de uma Fanfarra!

Compartilhe esta postagem

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Notícias por Categoria

Esportes

Gerais

Seja assinante!

Assine agora mesmo por apenas R$ 59,90 Anuais!

Já é assinante?

Faça seu login!