Na fotografia acima, o governador Fernando de Mello Vianna
Vou narrar apenas uma passagem da vida dele, eis que uma de suas iniciativas, quando era governador do Estado, tornou viável a Belgo-Mineira, Unidade de Sabará, e daí o surgimento da Usina de João Monlevade, a maior da América Latina, no ano de 1937.
Deu credibilidade ao Aço fabricado na Usina Siderúrgica da Belgo-Mineira, em Sabará, como reconhecimento pelo próprio diretor, Dr. Louis Jacques Ensch, o que impediu o seu fechamento.
Vou transcrever, na íntegra, as palavras do Dr. Louis Jacques Ensch:
“Não desejo terminar estas palavras sem expressar a minha profunda satisfação pela presença, entre nós, de um dos mais esclarecidos estadistas brasileiros, cuja vida tem sido um constante exemplo de amor e dedicação aos mais elevados interesses da Pátria!
Quando Presidente de Minas Gerais, nos primórdios dos nossos empreendimentos, foi de sua Excia que recebemos os melhores estímulos para o real desenvolvimento da siderurgia em nosso Estado.
Quando os nossos produtos de aço – os primeiros laminados fabricados no Brasil – ainda eram recebidos com desconfiança, por se tratar de produto nacional, foi Sua Excia quem ordenou o seu emprego nas obras públicas, dando uma evidente prova de confiança na qualidade do aço mineiro.
No correr de sua longa e brilhante vida pública, tem sido um ardoroso defensor do desenvolvimento da siderurgia em Minas Gerais, bem compreendendo a sua importância para a economia do Estado e do progresso do Brasil.
Refiro-me, como vós, certamente, já o compreendestes, ao eminente Presidente MELO VIANA, ilustre Senador da República, a quem agradeço, de público, por tudo que tem feito pela siderurgia em Minas Gerais e, por conseguinte, pela Belgo Mineira.”
*Edelberto Augusto Gomes Lima é escritor e historiador.
Fonte:“De Jean Monlevade e Louis Ensch – Breve História da Belgo-Mineira em Sabará e João Monlevade”, disponível no Google da Galeria de Edelberto Augusto Gomes Lima!