O Cruzmaltino Vasquinho Futebol Clube!

A década de 1950 foi o período em que foram fundados os melhores clubes futebolísticos de João Monlevade, entre eles o Vasquinho Futebol Clube, uma das grandes forças do futebol monlevadense.

Segundo dados da história e de acordo com informações passadas pelo Sr. Décio de Souza, um dos seus fundadores, lá pelos idos de 1948/49, um grupo de garotos, residentes nas ruas Tieté, Paraúna e Siderúrgica – todos torcedores do Vasco da Gama – jogavam sempre uma pelada no adro, próximo à Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, dentre eles estavam o próprio Décio, José Rosinha, Henriquinho Fias e outros. Certo dia, relatou, quando se reuniram para mais uma “pelada”, encontraram o campinho cheio de pedras; a Belgo-Mineira iria calçar o local. Daí resolveram jogar bola no lugar denominado “Buracão”, abaixo do Grupo de Tábua, que passou a ser o campo de treino da equipe. No local onde ficava o famoso “Buracão, poucos anos depois, foi construído o Grêmio Esportivo Monlevadense.

Incrível como o tempo não envelhece quando a história permanece. E esta história faz parte das grandes equipes de futebol que atuaram em Monlevade no passado. O time do Vasquinho, cujo uniforme copiou o do glorioso Clube de Regatas Vasco da Gama, do Rio de Janeiro, atuou até o final dos anos 1960.

Na fotografia ao alto, o time formado no ano de 1959, onde aparecem, da esquerda para a direita: O diretor Alberico, José Godinho, Otacílio, Pitôco, Marconi, Vicentinho, Roberto, Edil, Pisson, Zequinha, Dezinho e João Francisco

Timaço da Década de 1960

O Vasquinho também conseguiu títulos e fez história no futebol regional, participando ainda de várias finais. Seus grandes rivais da época foram o Belgo-Minas e o Sport.

Outro flagrante do time do Vasquinho, abaixo, com formação diferente da foto anterior. Do início da décdada de 1960, onde aparecem, em pé, da esquerda para a direita: Afrânio, Zozoca, Moacyr, Castilho, Vicentinho e Zé Rosinha. Agachados, na mesma ordem: Jésus Godelo, Pedrinho, Edil, Roberto, Luis Professor e Elbo

Compartilhe esta postagem

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Notícias por Categoria

Esportes

Gerais

Seja assinante!

Assine agora mesmo por apenas R$ 59,90 Anuais!

Já é assinante?

Faça seu login!