O Cruzmaltino Vasquinho Futebol Clube!

A década de 1950 foi o período em que foram fundados os melhores clubes futebolísticos de João Monlevade, entre eles o Vasquinho Futebol Clube, uma das grandes forças do futebol monlevadense.

Segundo dados da história e de acordo com informações passadas pelo Sr. Décio de Souza, um dos seus fundadores, lá pelos idos de 1948/49, um grupo de garotos, residentes nas ruas Tieté, Paraúna e Siderúrgica – todos torcedores do Vasco da Gama – jogavam sempre uma pelada no adro, próximo à Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, dentre eles estavam o próprio Décio, José Rosinha, Henriquinho Fias e outros. Certo dia, relatou, quando se reuniram para mais uma “pelada”, encontraram o campinho cheio de pedras; a Belgo-Mineira iria calçar o local. Daí resolveram jogar bola no lugar denominado “Buracão”, abaixo do Grupo de Tábua, que passou a ser o campo de treino da equipe. No local onde ficava o famoso “Buracão, poucos anos depois, foi construído o Grêmio Esportivo Monlevadense.

Incrível como o tempo não envelhece quando a história permanece. E esta história faz parte das grandes equipes de futebol que atuaram em Monlevade no passado. O time do Vasquinho, cujo uniforme copiou o do glorioso Clube de Regatas Vasco da Gama, do Rio de Janeiro, atuou até o final dos anos 1960.

Na fotografia ao alto, o time formado no ano de 1959, onde aparecem, da esquerda para a direita: O diretor Alberico, José Godinho, Otacílio, Pitôco, Marconi, Vicentinho, Roberto, Edil, Pisson, Zequinha, Dezinho e João Francisco

Timaço da Década de 1960

O Vasquinho também conseguiu títulos e fez história no futebol regional, participando ainda de várias finais. Seus grandes rivais da época foram o Belgo-Minas e o Sport.

Outro flagrante do time do Vasquinho, abaixo, com formação diferente da foto anterior. Do início da décdada de 1960, onde aparecem, em pé, da esquerda para a direita: Afrânio, Zozoca, Moacyr, Castilho, Vicentinho e Zé Rosinha. Agachados, na mesma ordem: Jésus Godelo, Pedrinho, Edil, Roberto, Luis Professor e Elbo

Compartilhe esta postagem

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Deixe uma resposta

Postagens relacionadas

Notícias por Categoria

Cultura

Esportes

Colunas

Seja assinante!

Assine agora mesmo por apenas R$ 47,90 Anuais!

Já é assinante?

Faça seu login!