O antigo e velho Carneirinhos dos anos 1950/60, como mostra esta fotografia acima, dos arquivos do Sr. Nicolau Alves Fernandes (grande empreendedor e a quem João Monlevade muito deve) que, juntamente com o amigo e saudoso Onofre Francisco de Oliveira, fundou o Cine São Geraldo, em 1961.
O prédio do cinema aparece vistoso, destacando-se entre as casas simples e um comércio na esquina da Avenida Getúlio Vargas com a Rua Monlevade, ainda em chão batido. O asfalto chegaria pouco depois. Aqui, o transporte mais comum ainda era feito nos lombos de burros ou em bicicletas. Carros? Apenas alguns Ford, e a velha Rural, enquanto as charmosas Jardineiras faziam o transporte coletivo, aí presente.
Esta foto, pelo cenário, onde aparecem pessoas caminhando com suas roupas mais elegantes, pelo visto foi feita num domingo. Final de tarde, a ida à Missa e depois pegar uma Sessão de Cinema. Aquele namoro gostoso de mãos dadas e talvez um beijo roubado. Sem se esquecer da pipoca, obviamente. Aí deu “Sodade dos bons tempos do antigo Carneirinhos!
Na fotografia abaixo, o famoso Supermercado Linhares, que poderia ser comparado ao que é hoje o Hiper Comercial Monlevade, e foi um dos primeiros grandes comércios varejistas da cidade. Foto da década de 1970.
Esta fotografia também é dos anos 1970 e regularmente era realizada uma Feira de Artesanato aos domingos, na Avenida Getúlio Vargas, em frente ao Cine São Geraldo, e um grande público prestigiava. Do outro lado da avenida pode-se observar a antiga Loja Bemoreira, onde situa-se hoje a Padaria “Pão com Manteiga”, aio lado da residência do comerciante Milton Ourivio. Muitas histórais par se contar!