As nossas boas escolas primárias! – Por Marcelo Melo

Quem não se lembra de algumas escolas primárias de João Monlevade, entre elas a Escolinha de Dona Dalva, no Areia Preta; Dona Maria Merg, na Vila Tanque; Escola de Admissão de Dona Petiche e Dona Maria do Rosário, também na Vila, entre outras? Pois é, mas foi um tempo de uma história bonita e naquela época só a Tia Dalva, por exemplo, dava conta de toda meninada. Não havia psicólogo e nem pedagogo, e muito menos as mordomias que se podem registrar hoje, quando o estudante tem todas as regalias. Naquela época havia uma educação mais rígida, felizmente.

Para lembrar daqueles bons tempos, na foto acima a Escola de Dona Petiche, feita na porta de sua residência – onde um dos quartos da casa era nossa sala de aula -, na Rua 22, durante uma visita do então prefeito Germin Loureiro (Bio) e da primeira dama Zarif Loureiro. Aparecem na foto os alunos que cursavam a Admissão – curso intermediário entre a antiga 4ª série e a 1º ano -, entre eles Geraldo Esteves, Raimundo (Mundêgo), Ronaldo, Nilvânia, Vanderly, Ivete, Anelina, Ana Maria Caixeta, Maria de Fátima, Luiz Gonzaga, Etevaldo, Marcelo Melo, Caldeira, Maria de Castro, Marlene, Titã, Arlete, Patrícia, Heloísa, Cássia Moreira, Aparecida e Lêda. Ainda as professoras Maria do Rosário e Dona Petiche, Bio, Zarif e o então motorista do prefeito, Randolfo Moreira.

Abaixo, a Escolinha de Tia Dalva, onde aparecem os seguintes alunos: Gustavo, Ana Paula, Ticha, Claudinha, Clauder, Cláudia, Tia Dalva, Giovvani, Fabiana, Talfani, Taninha, Marcelo Gatti, Roseli, Broinha, Kátia, Fabiano, Carla, Alexandro, Nelma, Cristiano, Jairo, Mayonara, Wagner e Ramon.

Compartilhe esta postagem

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Notícias por Categoria

Esportes

Gerais

Seja assinante!

Assine agora mesmo por apenas R$ 59,90 Anuais!

Já é assinante?

Faça seu login!