Dr. Edelberto Augusto Gomes Lima escreve….

Na foto acima, vista parcial da cidade de São Domingos do Prata

Você sabia que a região de João Monlevade já pertenceu a São Domingos do Prata?

Em 1890, quando da criação do município de São Domingos do Prata, São Miguel de Piracicaba (atual município de Rio Piracicaba), no qual estava incorporado o território do atual município de João Monlevade, passou a pertencer, embora por pouco tempo, ao território de São Domingos do Prata. Pouco tempo após São Miguel de Piracicaba retornou ao território de Santa Bárbara. Porém, parece que não gostando, em 1901, os habitantes de Carneirinhos (João Monlevade) pedem, como se demonstra abaixo, o retorno ao município de São Domingos do Prata. (Maiores detalhes podem ser vistos no livro “São Domingos do Prata no período imperial”.)

HABITANTES DE CARNEIRINHOS (JOÃO MONLEVADE), QUANDO A LOCALIDADE PERTENCIA A SANTA BÁRBARA, REQUERENDO TRANSFERÊNCIA PARA SÃO DOMINGOS DO PRATA (1901). O Deputado estadual José Gonçalves, na Sessão de 1º de agosto de 1901 da então Câmara de Deputados de Minas Gerais (atual Assembleia Legislativa), fez a seguinte comunicação, a meu juízo histórica: “envia à Mesa as seguintes representações de habitantes dos CARNEIRINHOS, município de Santa Bárbara, pedindo transferência para SÃO DOMINGOS DO PRATA; de habitantes de São Sebastião da Onça, município de Itabira, pedindo transferência para São Domingos do Prata.” (Letras garrafais por minha conta. Fonte: Anais da Câmara de Deputados).

*Edelberto Augusto Gomes Lima é escritor e historiador, e recentemente escreveu o Livro “História de São Domingos do Prata”.

Compartilhe esta postagem

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Deixe uma resposta

Postagens relacionadas

Notícias por Categoria

Cultura

Esportes

Colunas

Seja assinante!

Assine agora mesmo por apenas R$ 47,90 Anuais!

Já é assinante?

Faça seu login!