60 anos de Emancipação: João Monlevade e sua história política!

Alberto Pereira Lima é um nome que deve sempre ser respeitado entre os monlevadenses. Uma das principais avenidas da cidade leva o seu nome e não é por acaso. Afinal, foi ele quem liderou o grupo responsável pela emancipação de João Monlevade, tornando-se presidente da Comissão.

Nascido em Itabira em 5 de novembro de 1906, Alberto Lima veio da terra de Drumond para Monlevade em 1936 – já casado com Dona Yolanda Lima -, praticamente junto com a instalação da Belgo-Mineira no lugarejo, para trabalhar em uma empreiteira que prestava serviços à empresa. E nunca mais saiu da cidade. O casal teve seis filhas: Maria José, Maria das Graças, Alda, Virgínia, Jael e Elenice. Era o rei dentro daquele império e para João Monlevade sempre foi um batalhador. Um homem de espírito empreendedor e que sempre se dedicou à comunidade.

Juntamente a Germin Loureiro (Bio), Zeca Loureiro, Carlito Caldeira, Randolfo Moreira de Souza, Wander Wanderley de Lima e outros monlevadenses, instalou a Comissão Emancipadora pela emancipação di distrito e, durante anos, lutou pela causa. No dia 29 de abril de 1964, graças ao empenho de Alberto Lima e de outros grandes homens, a história de João Monlevade tomava outro rumo. Ele candidatou-se uma vez a prefeito, em 1966, na época em que existiam apenas o MDB e a Arena. Do mesmo partido de Bio, o MDB, entrou na disputa apenas para ajudar o colega. Não tinha ambições, apesar de ter sido um líder nato.

Dois anos depois, em 29 de março de 1968, Alberto Lima falecia e deixava uma lacuna na política monlevadense.

Compartilhe esta postagem

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Notícias por Categoria

Esportes

Gerais

Seja assinante!

Assine agora mesmo por apenas R$ 59,90 Anuais!

Já é assinante?

Faça seu login!