Conheça o Patrono de sua Rua: Isaac Cassimiro Gomes – Geraldo Eustáquio Ferreira (Professor Dadinho)

Issac Cassimiro (E) e o filho Tião Zaquinha

Isaac Cassimiro Gomes, popularmente conhecido como Sô Zaquinha, nasceu em Santa Rita de Pacas em 21 de novembro de 1875, filho de Modesto Gomes Martins e Manoela Saturnina Bárbara Lage.

Estabeleceu-se nesta terra por volta de 1913, quando comprou, em um lugar denominado “Perdido”, um grande terreno com 36 alqueires de pasto e mato, ali construindo a sede da Fazenda do Perdido, exatamente onde se situa hoje o Velório Municipal. Ali morou cerca de 46 anos. Nestas terras cultivava milho e feijão, criando também gado leiteiro, provendo, assim, sua subsistência e de sua família. Tendo-se casado com Izabel Maria de Jesus, constituiu família numerosa: Maria Martins Lima (ou Dona Maria do Correio, por sua atividade no antigo Correio da Rua Virgílio Lima), José, Lourdes, Abrão, Osvaldo, João, Sebastião (o Tião Zaquinha), Jarbas e Arlindo. Homem honesto e trabalhador, vivia para o trabalho: levantava-se cedo, ordenhava as vacas e entregava os produtos no comércio de Carneirinhos. É claro que sobrava um tempinho para uma prosa com os amigos, temperada com uma pinguinha “da boa” e com a fumaça do cigarro de palha feito com fumo “Coral”.

Com a instalação da Belgo-Mineira em Monlevade, vendeu para a empresa, por volta de 1936, parte de suas terras (o atual Areão), de onde a Belgo extraiu a areia para o concreto armado da Usina e das casas dos operários. Venderia, posteriormente, também para a Belgo, as terras que constituem hoje os bairros Satélite e José de Alencar.

Católico convicto e devoto de São José, era exigente com os compromissos assumidos. Costumava dizer que “homem algum é obrigado a tratar, mas, se tratar, está obrigado a cumprir”. Morreu em Carneirinhos, em 22 de abril de 1958. Em João Monlevade, onde residem – ou residiram – seus filhos, moram muitos de seus descendentes.

*Matéria publicada na edição de nº 112 do jornal “Morro do Geo”, de agosto/2007.

Compartilhe esta postagem

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Deixe uma resposta

Postagens relacionadas

Notícias por Categoria

Cultura

Esportes

Colunas

Seja assinante!

Assine agora mesmo por apenas R$ 47,90 Anuais!

Já é assinante?

Faça seu login!