A bela história do Foto Central!

O nome Foto Central é uma referência não apenas em João Monlevade, mas em toda região, quando o assunto é fotografia. Principalmente em formaturas, debutantes ou enlaces matrimoniais. Mas para se chegar ao sucesso, o idealizador desta obra, José Alves de Oliveira, o popular “Zezinho”, sofreu um bocado. Como se dia na gíria, ele bebeu muito barro. Mas, com certeza, valeu a pena.

Na fotografia acima, a primeira loja montada pelo Zezinho, na Avenida Getúlio Vargas, ao lado do antigo cinema. À frente o famoso fusca branco, primeiro veículo do então “Foto Avenida”


Nascido em Santa Rita, distrito de São Domingos do Prata, no ano de 1942, mudou-se para João Monlevade dez anos depois. Veio com seus pais, Vicente Alves e Leopoldina (Dona Noca), e os irmãos Antonino, Francisco (Canarinho) e João Bosco.

O pai veio para trabalhar na Usina da Belgo Mineira, em 1952. E o menino “Zezinho” começou a luta engraxando sapatos em frente ao Hotel Siderúrgica. Também era boieiro dos funcionários da Belgo e e entregador de mingau, na época do Lactário, que era doado pela Usina aos filhos dos operários. O rapaz era polivalente, pois quando sobrava tempo costumava pegar carona no Expresso de passageiros Vitória/Minas e vendia o lugar no vagão aos passageiros. Era mais uma forma de aumentar a renda e aproveitava para carregar as malas dos viajantes.

Dois anos mais tarde, conseguiu melhorar um pouco e foi trabalhar na Sapataria “Para Todos”, de propriedade do senhor José Drumond. E estudava à noite. Aos 14 anos mudou de emprego e foi trabalhar como balconista na praça do Mercado, precisamente na saudosa Casa Braz, cujo dono era o João Braz. Ficou por lá até completar maior idade, quando foi fichado na Belgo-Mineira, sonho de todo jovem monlevadense naquela época. Começou a trabalhar na Usina como apontador e fazendo pagamentos.

Sua vida profissional começava a se estabilizar, mas faltava ainda a vida amorosa. Quando, em 1973, casou-se com a Neide, e como fruto do amor, vieram quatro filhos : Walden, Warley, Wilk e Wender, e três netos, até o momento: Lucas, Mateus e Gabriel.

Paixão pela fotografia

Sua paixão pela fotografia já era antiga, mas resolveu mesmo mudar de ramo a partir dos 30 anos, quando deu início a um curso de fotografias em Belo Horizonte, na “MG Reproduções”, ministrado por Mauro Sérvolo. Todos os dias ele saia de João Monlevade depois de largar o expediente na Usina, às cinco da tarde (trabalhava apenas de um horário) e pegava a estrada pela BR-262 sentido à capital. E só chegava em casa depois da meia noite. Foi muito pesado o rítmo, principalmente porque se preparava para se casar e iniciar uma nova era, mas Zezinho jamais desistiu.

Um ano depois, ou seja, em 1975, ainda trabalhando na Belgo Mineira, José Alves de Oliveira instalou a sua primeira loja: Foto Avenida, fundada em 12 de julho de 1975, em uma pequena loja situada na avenida Getúlio Vargas, próximo ao Cinema de Carneirinhos. O primeiro casamento realizado pelo Foto Avenida foi celebrado em São Gonçalo do Rio Abaixo. O negócio começou a dar certo e, em 1977, surge a segunda loja, também instalada na Getúlio Vargas, numero 4.815, próximo a praça 7 de Setembro. Oficialmente nascia o “Foto central”, e esta loja é até hoje a sede da empresa. Enquanto uns deixavam a cidade por não acreditar em suas possibilidades econômicas, no ramo de fotografias, Zezinho fez justamente o inverso e investiu no município. E a prova de que fez certo pode ser observado hoje. E, com a credibilidade conquistada pela empresa não só em João Monlevade, mas em toda a região, o Laboratório de Belo Horizonte (Belcolor, o maior de Minas Gerais) considerou a Foto Central como o seu 4º melhor cliente do estado.

Na foto abaixo, um momento de descontração, entre o fotógrafo Zezinho e o saudoso Nilton de Souza, o “Tim Mirim”, seu amigo de longas datas

Com uma grande cartela de clientes, a empresa sempre prestou sua ética e profissionalismo, prestando serviços em várias empresas, entre as quais para a Belgo-Mineira, Vale, Gerdau, prefeituras e câmaras municipais de todo o Médio Piracicaba. Em sua história, o conquistou diversos certificados e condecorações empresariais, tornando um marco da fotografia em Minas Gerais.

*Matéria publicada na edição de nº 146 do jornal “Morro do Geo”, de agosto/2010, quando o “Foto Central” completava 35 anos de fundação.

Compartilhe esta postagem

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Notícias por Categoria

Esportes

Gerais

Seja assinante!

Assine agora mesmo por apenas R$ 59,90 Anuais!

Já é assinante?

Faça seu login!