O Viaduto da Rua Tamoios

Por Sebastião Eustáquio Carvalho (Taquinho Advogado) – In Memorian

O viaduto, como era simplesmente chamado, era uma obra esplêndida, tanto no aspecto técnico de sua construção como sua arquitetura e utilidade. De fato, para época em que foi construído, na década de 1930/40, aproximadamente, tratava-se de uma construção arrojada e de extremo bom gosto no quesito arquitetônico. Na verdade é quase impossível descrevê-lo. Somente quem o conheceu e dele se utilizou poderá entender o que vou tentar explicar. 

O viaduto iniciava próximo à antiga Praça do Cinema, com suas escadarias frontais, sem proteção lateral, onde subia-se 65 degraus. Após o último lance dessa escadaria frontal iniciava o viaduto propriamente dito, com um lance de treze degraus. Era tipo uma passarela com largura em torno de dois metros e meio, e ai sim, tinham as proteções laterais. Após subir o primeiro lance de escadas andava-se uns dez metros e subia outro lance com mais 13 degraus. Em seguia-se em linha reta mais cinco lances planos e outros cinco lances de escadas, portanto, mais 65 degraus. Até aqui, já são 130 degraus. Mas ainda não acabou. No final dos cinco lances planos e outros cinco de escadarias, à esquerda havia uma das portarias da Belgo-Mineira, que pode ser vista na foto onde aparecem duas janelas. Depois da portaria o viaduto fazia uma curva de 90 graus para a esquerda e seguia paralelo à portaria. Em seguida, mais três degraus, virava-se um pouco para a direita e mais um lance plano de mais ou menos 10 metros e chegava-se ao final do viaduto. Uma boa caminhada!

Dali em diante, subia-se um pequeno morro, de mais ou menos 30 metros e chegava, enfim, à Rua Tamoios. Do lado esquerdo havia três feiras que vendiam de quase tudo. Atendiam os moradores das ruas Tamoios, Tabajaras e Aimorés. Era o point onde se reuniam os caçadores e pescadores, dos quais me lembro do Senhor Gemi, com sua cadela Baleia; do Senhor Domingo Papa e o Senhor Gentil, que encontravam-se ali diariamente para contar seus causos “rigorosamente verdadeiros”, mesmo porque caçadores e pescadores “detestam mentiras” (rs). Ficavam bravos quando alguém se atrevesse a duvidar de suas façanhas.

VISTO POR OUTRO ÂNGULO

A utilidade daquele viaduto decorria do fato de que atendia aos moradores das ruas Tamoios – mais ou menos  130 casas -, Tabajaras – mais ou menos 100 casas – e  Aimorés – mais ou menos 90 casas – (onde morei na casa nº 307 dos meus 7 aos 14 anos). Assim, partindo-se do princípio de que naquela época cada família era constituída, em média, de 5 pessoas, o viaduto era utilizado por, no mínimo, 1600 pessoas, além dos pensionistas da Pensão Grande, na Rua Tabajaras, cuja arquitetura era idêntica à do Hotel Santo Elói e onde moravam em torno de 60 pensionistas. Era o melhor lugar para conseguir um sapato para engraxar; cada um pensionista tinha de 5 a 6 pares de sapatos. Também carreguei muita marmita para os que ali moravam. Fui boieiro e engraxate.

Um detalhe na primeira foto é que aquele galpão preto que aparece do lado direito para quem sobe o viaduto, abrigava alguns tanques com produtos químicos e eram utilizados para fazer  tratamento das madeiras utilizadas na construção das casas da Rua 22, na Vila Tanque, onde também morei. Depois nos mudamos para a Rua Aimorés.

Bem, a ideia aqui foi transmitir um pouco do que ainda me lembro de uma das mais belas obras de nossa cidade.

Compartilhe esta postagem

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Notícias por Categoria

Esportes

Gerais

Seja assinante!

Assine agora mesmo por apenas R$ 59,90 Anuais!

Já é assinante?

Faça seu login!