Matéria publicada no Jornal “Atualidades” sobre João Monlevade há 49 anos!

Uma vista geral da Avenida Wilson Alvarenga quando ela se encontra com a Getúlio Vargas, no Carneirinhos da década de 1970, quando foi publicada esta matéria

O Jornal “Atualidades do Vale” publicava, em sua edição de 11 de dezembro de 1971, uma matéria especial sobre o cinqüentenário da Cia. Siderúrgica Belgo-Mineira, apresentando todas as estatísticas sobre João Monlevade. O leitor poderá fazer uma comparação com a João Monlevade de praticamente 50 anos atrás e sentir realmente que o progresso chegou à nossa cidade. Como por exemplo no setor comercial, já que naquela época havia pouco mais de 400 estabelecimentos no município.

Situa-se o município de João Monlevade no vale do Rio Piracicaba, em região bastante acidentada, tendo a sede municipal as seguintes coordenadas geográficas: 19,50’ de latitude sul e 43°10’ de longitude (w.Gr.).

O ponto mais elevado é o pico do Seara, com 1.348 metros. A área do município é de 84 km quadrados (hoje são 99 Kms quadrados graças a uma área cedida por São Gonçalo do Rio Abaixo). Dista da capital do Estado 113 kms. Por rodovia asfaltada, BR-262 (hoje chama-se BR-381), 85km em linha reta. O município conta atualmente com uma população estimada em 65.000 habitantes (hoje são cerca de 80 mil habitantes), concentrada em duas zonas urbanas principais, a saber: João Monlevade, 3.500 habitantes, situada às margens do rio Piracicaba, e Carneirinhos, com 25.000 habitantes, situada nas vertentes da Serra do Andrade e às margens do Córrego de Carneirinhos. Os dois núcleos distam, entre si, cerca de 4 kms. Os restantes 5.000 habitantes constituem a população suburbana que se situa, particularmente, em faixas ao longo do trecho da BR-262. Não existe população rural.

Os municípios limítrofes de João Monlevade são: Rio Piracicaba, Bela Vista de Minas e São Gonçalo do Rio Abaixo.

Compartilhe esta postagem

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Notícias por Categoria

Esportes

Gerais

Seja assinante!

Assine agora mesmo por apenas R$ 59,90 Anuais!

Já é assinante?

Faça seu login!