Matéria publicada no Jornal “Atualidades” sobre João Monlevade há 49 anos!

Uma vista geral da Avenida Wilson Alvarenga quando ela se encontra com a Getúlio Vargas, no Carneirinhos da década de 1970, quando foi publicada esta matéria

O Jornal “Atualidades do Vale” publicava, em sua edição de 11 de dezembro de 1971, uma matéria especial sobre o cinqüentenário da Cia. Siderúrgica Belgo-Mineira, apresentando todas as estatísticas sobre João Monlevade. O leitor poderá fazer uma comparação com a João Monlevade de praticamente 50 anos atrás e sentir realmente que o progresso chegou à nossa cidade. Como por exemplo no setor comercial, já que naquela época havia pouco mais de 400 estabelecimentos no município.

Situa-se o município de João Monlevade no vale do Rio Piracicaba, em região bastante acidentada, tendo a sede municipal as seguintes coordenadas geográficas: 19,50’ de latitude sul e 43°10’ de longitude (w.Gr.).

O ponto mais elevado é o pico do Seara, com 1.348 metros. A área do município é de 84 km quadrados (hoje são 99 Kms quadrados graças a uma área cedida por São Gonçalo do Rio Abaixo). Dista da capital do Estado 113 kms. Por rodovia asfaltada, BR-262 (hoje chama-se BR-381), 85km em linha reta. O município conta atualmente com uma população estimada em 65.000 habitantes (hoje são cerca de 80 mil habitantes), concentrada em duas zonas urbanas principais, a saber: João Monlevade, 3.500 habitantes, situada às margens do rio Piracicaba, e Carneirinhos, com 25.000 habitantes, situada nas vertentes da Serra do Andrade e às margens do Córrego de Carneirinhos. Os dois núcleos distam, entre si, cerca de 4 kms. Os restantes 5.000 habitantes constituem a população suburbana que se situa, particularmente, em faixas ao longo do trecho da BR-262. Não existe população rural.

Os municípios limítrofes de João Monlevade são: Rio Piracicaba, Bela Vista de Minas e São Gonçalo do Rio Abaixo.

Compartilhe esta postagem

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Deixe uma resposta

Postagens relacionadas

Notícias por Categoria

Cultura

Esportes

Colunas

Seja assinante!

Assine agora mesmo por apenas R$ 47,90 Anuais!

Já é assinante?

Faça seu login!