Jornal “Morro do Geo” escolhe os “Malas”!

No tempo em que ainda não havia este tal de “mimimi” e as pessoas aceitavam mais as brincadeiras, o nosso jornal, o “Morro do Geo”, que foi fundado em fevereiro de 2001 com uma proposta diferente, ou seja, além de resgatar a história de João Monlevade, veio também com o objetivo de fazer um jornalismo irreverente e ao estilo besteirol, criou o Concurso “Mala-Mor de João Monlevade”, em 2002, onde a cada edição do periódico era publicada a fotografia de uma pessoa, com um pequeno “curriculum” explicando o motivo pelo qual a pessoa era candidata a “Mala” (um termo criado no rádio para dar o adjetivo àquele ouvinte chato – rs). Aliás, de “Mala”, todos nós temos um pouco e não há quem foge a esta regra! No entanto, isto sem nenhum teor pejorativo, mas apenas na brincadeira, e todos aqueles que foram indicados como candidatos aceitaram numa boa. Inclusive o diretor e fundador do jornal, que é este que lhes escreve, foi um dos candidatos (rs).

O Concurso foi realizado por três edições, e aqui publicaremos a matéria sobre a 1ª edição, realizada em outubro de 2002, e que gerou muita polêmica e foi sucesso de público e crítica.

Na foto acima, uma pose especial de alguns dos candidatos a “Malas”, presentes à solenidade no Sabor da Vila

Um grande público prestigiou a entrega dos prêmios na solenidade de gala na 1ª Edição do “Mala-Mor” de João Monlevade!

Um público em torno de duzentas pessoas compareceu ao Salão de Festas do Restaurante e Pizzaria Sabor da Vila, no Bairro Vila Tanque, na noite de sexta-feira, 25, para prestigiar a festa comemorativa à entrega dos troféus e diplomas do Concurso “Mala-Mor” de João Monlevade, em sua 1ª Edição. O evento foi realizado pelo MORRO DO GEO que, desde o seu primeiro número, em fevereiro de 2001, vem dando destaque ao concurso. Ao total concorreram 33 candidatos, participando diretamente 31 deles, já que os candidatos das 1ª e 10ª edição, Cacildo e Aníbal Torres, respectivamente, faleceram recentemente. Participaram do Concurso, como patrocinadores, a Belgo, Amepi, CDL, Ulete Mota, Banco do Brasil e Ofipeças-Ren.

O exemplo do profissionalismo da festa, através deste Banner confeccionado pela Shine On. Foi só o primeiro concurso

Contando com a sonorização de Jailson e música ao vivo com a dupla Renato e Geraldo di Noite, e uma decoração de primeira linha elaborada por Coramar Alves e sua filha Monaliza Waccari, a festa teve início por volta de 20 horas e estiveram presentes, entre outras pessoas, o deputado estadual Mauri Torres; a assessora de Governo do prefeito Carlos Moreira, Helenita Melo Lopes, e esposo Edgar Melo; o diretor do Jornal de Monlevade, Onecino Silva; o diretor do Jornal O Celeste, Gilson Eloy; o diretor do Jornal O Portal, José Carlos Rôlla; o diretor do Jornal Boas Notícias, Francis Júnior; o diretor do Jornal Ecos, Geraldo Laia; o gerente administrativo da Rádio Alternativa, João Carlos; o gerente da agência do Banco do Brasil, Júlio Cezar; o funcionário de atendimento, Vítor Araújo; a supervisora de ensino da Secretaria Municipal de Educação, Júnia Mara; o presidente da Executiva Municipal do PDT, Theotino Damasceno Filho; o sócio proprietário do Comil, João “Abóbora”; a bibliotecária Municipal Vilma Moreira; o gerente da Cooperativa dos Empregados da Prefeitura, Geraldo Aranda; o secretário adjunto de Esportes e editor de Esportes do Jornal Gazeta Regional, Maurício Reis; os comerciantes Raimundo Ulete e Letinho (Ulete Mota); o assessor de Comunicação da Usina da Belgo em Monlevade e diretor do curso de Jornalismo do IES/Funcec, João Carlos Guimarães, e a esposa Andréa; a secretária geral da Funcec, Maria José do Patrocínio; e o gerente da Ofipeças-Ren, José Mol (Menau).

O cerimonial ficou a cargo do diretor deste divezenquandal, Marcelo Melo, e do comunicador Rony Alcântara, da Rádio CDL.

Abaixo, o diretor deste divezenquandal, Marcelo Melo, coordenador do Concurso “Mala-Mor”, ao lado de um dos vencedores, Guy, do deputado Mauri Torres e da filha de Letinho e Nilvânia, Maria Clara, que prestigiaram o evento

O professor Calic (campeão pelo “Mala-Elite”), a secretária Helenita Lopes, o empresário Joaquim “Cubu” (2º colocado), o comunicador Rony Alcântara e o diretor do Jornal, Marcelo Melo. Para Helenita, foi uma das melhores festas já ocorridas em Monlevade

Expectativa pelo Resultado

O Concurso “Mala-Mor” foi elaborado com a participação popular, quando mais de três mil pessoas (exatamente 3.252 pessoas) deram seu voto, através dos Correios e pela Internet. A coordenação do concurso decidiu premiar os candidatos em três categorias, sendo elas: “Mala-Elite” (votos pela Internet), “Mala-Povão” (votos pelos Correios) e “Mala-Simpatia” (Pesquisa popular). A votação teve início em julho e, durante três meses, vários candidatos saíram às ruas pedindo votos, levando o evento com esportividade.

Durante a noite, antes do anúncio do resultado final, era grande a expectativa entre os convidados, que acabou saindo por volta das 22 horas. Pela categoria “Mala-Mor Elite” saiu vitorioso o diretor do curso de Administração de Empresas do IES/Funcec, Carlos Calic, que conseguiu 212 votos pela Internet. O segundo lugar ficou para o empresário Joaquim Cubu, com 185 votos. Ambos discursaram e o professor Calic fez questão de ressaltar o espírito da brincadeira, que não ofendeu a ninguém.

Na categoria “Mala-Mor Povão”, obtendo mais de 520 votos, foi eleito o comerciante “Guy”, natural de Sergipe, mas que adotou João Monlevade para residir. O clone de Raul Seixas discursou com emoção, carregando uma mala vermelha de mais de 50 quilos; a mesma que usou quando deixou o sertão sergipano. Em segundo lugar, com 315 votos, ficou o mecânico e cabo-eleitoral mais mala da cidade, Walter Célio, que também agradeceu muito a premiação (meio decepcionado, pois aguardava o 1º lugar) e a lembrança nele depositada pelos amigos. “Para mim, foi uma grande conquista”, declarou.

O primeiro colocado, Guy, cumprimena o segundo colocado, Walter Célio, observado pelo deputado Mauri Torres e pela menina Maria Clara

A terceira e última categoria, o “Mala-Mor Simpatia”, ficou com o garçom Raimundo “Grilo”, funcionário do Restaurante Búfalo Bill, que conquistou mais de 200 indicações. Durante o seu pronunciamento, o premiado chegou a chorar diante de tanta emoção, dedicando o prêmio aos seus patrões, José Marcelo e André Loureiro. O segundo lugar, com 85 indicações, foi a funcionária pública e animadora de festas infantis, Maria Aparecida, a “Paré”, Todos os candidatos receberam ainda um bonito diploma, de “Mala sem Alça”, e que é válido em todo território nacional.

A emoção do garçom Raimundo ao receber o troféu como “Mala-Simpatia”. Ainda na foto, as candidatas Dôra Pesce e Aparecida “Paré”, a colunista Coramar Alves, Rony Alcântara e Marcelo Melo

Pose dos vencedores: Raimundo, Calic e Guy. Ninguém reclamou dos resultados

Um dos pontos altos da solenidade foi a apresentação, por Marcelo Melo, de um artigo de Arnaldo Jabor, intitulado “O chato é antes de tudo um forte”, publicado à página 7 desta edição, e que arrancou sonoras gargalhadas da platéia. Ao final, algumas lágrimas diante a emoção e brilhantismo da festa, regada a muita cerveja, churrasco e jantar, preparado com muito capricho pela equipe do Sabor da Vila, supervisionada pelo casal Paulo Roberto e Terezinha.

Matéria publicada na edição de nº 44 do jornal “Morro do Geo”, de 01/11/2002!

& Em Memória às pessoas que participaram desta festa e que já nos deixaram, os nossos respeitos e que estejam em paz, pelo bem e a alegria que nos proporcionaram em vida!

Compartilhe esta postagem

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Notícias por Categoria

Esportes

Gerais

Seja assinante!

Assine agora mesmo por apenas R$ 59,90 Anuais!

Já é assinante?

Faça seu login!